fbpx

Dicas para você dirigir com segurança

A direção defensiva é um dos temas mais falados nas aulas teóricas da autoescola. Mas, no dia a dia, nem sempre é lembrada com a importância que deveria. Além de prevenir muitos acidentes, a direção defensiva também minimiza os danos das colisões que não podem ser evitadas. Pensando nisso, preparamos 4 dicas para você dirigir com segurança!

Domine as regras de trânsito

Pode parecer óbvio, mas dominar as regras de trânsito faz toda a diferença na hora de dirigir! Além disso, é ótimo saber as condições e limitações do seu veículo. Isso o deixará mais seguro em eventuais contratempos como, por exemplo, se perder em um bairro ou cidade que você não conhece tão bem.

Previna imprevistos

Soa exagerado, mas o motorista sempre deve estar atento ao que acontece ao redor, no trânsito e na calçada! Se você está circulando em uma área residencial e vê crianças jogando futebol na calçada, deve diminuir a velocidade. A chance de a bola escapar para o meio da rua é grande e sua prudência poderá evitar acidentes.

Mantenha-se alerta

Aquela história de que bom motorista dirige bem até alcoolizado é pura balela! O bom motorista dirige com consciência e atenção. Mas lembre-se que existem outros tipos de imprudências que devem ser evitadas, como dirigir falando no celular ou  tirando uma selfie.

Seja hábil

Imagine que você está dirigindo em uma estrada e o carro da frente freia para um animal cruzar a pista. Em uma fração de segundos, você terá que decidir se também freia ou desvia, conferindo se há carros do seu lado ou atrás de você. Essa não é uma tarefa fácil, não é mesmo? O lado bom disso é que a habilidade vem com a prática. De qualquer forma, vale dar uma reforçada no item 3, que cai como uma luva aqui!