fbpx

Jovem de 17 anos recria com perfeição carros clássicos nacionais em Lego

Modelos como Brasília, Kombi, D20, Uno, Palio, Motomachine e até Saveiro Sunset já foram retratados pelo jovem, que vive em Belo Horizonte

Jovem de 17 anos recria com perfeição carros clássicos nacionais em Lego

Instagram @legocarsfiction_ofc

Assim como outros milhares de jovens de 17 anos, Vitor Vaz é apaixonado por carros, especialmente os antigos. Mas ele tem uma particularidade – e um talento: é capaz de criar miniaturas de diversos modelos, com um altíssimo nível de detalhamento, utilizando apenas peças de Lego.

Apesar da juventude, ele é experiente no processo: brinca com peças de Lego desde os 6 anos. “Hoje tenho cerca de 15 mil peças”, calcula Vitor, que mora na cidade de Belo Horizonte (MG).

VW Kombi flex fez parte da lista dos modelos nacionais ‘fabricados’  — Foto: Instagram @legocarsfiction_ofc

VW Kombi flex fez parte da lista dos modelos nacionais ‘fabricados’ — Foto: Instagram @legocarsfiction_ofc

A partir de observação de fotos e veículos reais ele dá início ao incrível exercício de paciência para encontrar as melhores peças e montar miniaturas mais próximas possíveis dos carros reais.

“Tento reproduzir da melhor forma possível todos os detalhes, como as curvas e formas da carroceria, além de faróis, lanternas e outras características de cada carro”, conta.

Fiat Uno também foi retratado em Lego  — Foto: Instagram @legocarsfiction_ofc

Fiat Uno também foi retratado em Lego — Foto: Instagram @legocarsfiction_ofc

Cada miniatura necessita de cerca de 700 peças e inclui motor – sim, o capô abre – e interior. A montagem leva de cinco a sete horas e é 100% manual, sem auxílio de lentes de aumento ou qualquer ferramenta especial.

A lista de veículos ‘fabricados’ é bem vasta e variada: há desde os Volkswagen Kombi, Brasília (em estilo esportivo, rebaixada), Fox e Saveiro Sunset até a picape Chevrolet D20 cabine dupla, passando por Fiat Uno, Palio e Fiorino e Gurgel Motomachine.

Também há picapes recriadas, como essa D20 cabine dupla  — Foto: Instagram @legocarsfiction_ofc

Também há picapes recriadas, como essa D20 cabine dupla — Foto: Instagram @legocarsfiction_ofc

As criações de Vitor, porém, transcendem as fronteiras nacionais: ele já montou também dezenas de veículos do exterior, como europeus – aqui um dos destaques foi um Renault Twingo – e japoneses, além de modelos de algumas marcas pouco conhecidas de origem turca, chinesa, iraniana e russa.

“Gosto muito de montar modelos bem diferentes, usando fotos que encontro na internet como referência.”

O jovem brasileiro também já montou modelos clássicos importados, como o Renault Twingo  — Foto: Instagram @legocarsfiction_ofc

O jovem brasileiro também já montou modelos clássicos importados, como o Renault Twingo — Foto: Instagram @legocarsfiction_ofc

A alegria de ver um novo modelo pronto com as peças de Lego, porém, dura pouco: para fazer o próximo carro Vitor precisa desmontar o que acabou de fazer, pois algumas peças poderão ser reaproveitadas na produção.

Mas, antes de desmontar cada criação, ele fotografa os veículos prontos e publica as imagens no Instagram, na conta @legocarsfiction_ofc.

Não faltou sequer uma versão Lego da Saveiro Sunset  — Foto: Instagram @legocarsfiction_ofc

Não faltou sequer uma versão Lego da Saveiro Sunset — Foto: Instagram @legocarsfiction_ofcVeja também:Lamborghini Sián é reproduzido em tamanho real com 400 mil peças de Lego

Riqueza de detalhes: capô abre para mostrar o motor  — Foto: Instagram @legocarsfiction_ofc

Riqueza de detalhes: capô abre para mostrar o motor — Foto: Instagram @legocarsfiction_ofc

Vitor pretende daqui a alguns anos, quando for um pouco mais velho, transformar sua paixão por veículos em profissão, especificamente na área de mecânica e manutenção de motores.

“Minha mãe sempre diz que tenho muita facilidade em identificar e localizar todas as peças de vários motores”, justifica. Bem: se o trabalho for o de montar motores, com certeza ele terá um futuro brilhante pela frente!

Gurgel Motomachine, com suas portas com áreas transparentes retratadas  — Foto: Instagram @legocarsfiction_ofc

Gurgel Motomachine, com suas portas com áreas transparentes retratadas — Foto: Instagram @legocarsfiction_ofc

[AutoEsporte]