fbpx

Saiba quando trocar os amortecedores do carro

Além de garantir o conforto do veículo, eles são fundamentais para a sua segurança

Eles te ajudam com os buracos e dão estabilidade nas curvas, mas você, cuida bem dos amortecedores do seu carro?

O amortecedor é um item fundamental e requer atenção em sua manutenção, para que seu conforto e segurança ao dirigir não sejam prejudicados.

Confira agora como saber a hora de fazer a troca e como conservar seus amortecedores.

A hora de trocar os amortecedores

Não existe uma quilometragem exata para trocar os amortecedores do seu carro, pois o desgaste está diretamente ligado às condições de uso. Em geral, é recomendado dar atenção a eles a partir dos 40.000 km, e caso ainda estejam bons, uma nova revisão a cada 10.000 km.

Sinais de desgaste do amortecedor

Fique de ouvido nos ruídos da suspensão, eles podem indicar problemas nos amortecedores. Se você perceber vibrações no volante, balanço excessivo nas freadas e arrancadas e perda de controle nas curvas, além de oscilações na carroceria, apesar de estar andando em linha reta, fique de olho, isso é uma forte evidência que as coisas não vão bem.

Leve o seu veículo o quanto antes na concessionária ou para alguma oficina mecânica para que seja feita a revisão, pois com apenas 50% de desgaste dos amortecedores, a distância de frenagem pode aumentar consideravelmente.

Troque por amortecedores novos, evite os recondicionados

Na hora de trocar seus amortecedores, economizar não é a melhor escolha, por isso evite peças recondicionadas. Em geral os amortecedores recondicionados tem uma vida útil muito menor e não oferecem nem de perto a mesma eficiência de peças novas, colocando sua segurança em risco.

Além disso, procure sempre usar peças originais da versão do seu carro, garantindo assim a eficiência dos amortecedores nos momentos de uso.

Saiba como reduzir o desgaste dos amortecedores

Como a vida útil dos amortecedores dependem exclusivamente dos hábitos de uso do seu dono, temos algumas dicas que podem ajudá-lo a manter os seus sempre novos. Confira:

  • Evite entrar em diagonal em lombadas e quebra-molas, ao contrário do que muitos acreditam, o correto é entrar de frente e distribuir o peso do veículo entre as rodas;
  • Mantenha o alinhamento e o balanceamento das rodas em dia, isso irá ajudar a reduzir muito o desgaste dos amortecedores;
  • Lembre-se que todas as peças da suspenção precisam estar em dia, para garantir a vida útil do seu amortecedor, então verifiquei constantemente as condições de pivôs, bandejas, molas e buchas;
  • Evite levar peso excessivo, e também rebaixar o seu carro. Respeite os limites do manual do veículo e mantenha o seu veículo sem modificações;
  • Cuidado com os buracos. Sim, essa é a dica mais complicada aqui no Brasil, mas evitar choques diretos e andar em baixa velocidade também ajuda bastante na vida útil do seu carro.