POR QUE ALGUNS CARROS TÊM DUAS PINÇAS DE FREIO NA TRASEIRA?

AE Responde - A segunda pinça traseira normalmente é usada apenas pelo freio de estacionamento (Foto: Divulgação)

A solução de instalar duas pinças de freio em cada roda não é muito comum, pois fica restrita a modelos de nicho. Sem delongas, a pinça adicional normalmente atua exclusivamente como freio de estacionamento, na maioria dos casos, e é instalada no eixo traseiro.

Nos modelos mais simples, o sistema que bloqueia o carro pode utilizar pequenas lonas na parte interna do disco ou um mecanismo para pressionar as pastilhas.

Duas pinças no mesmo disco: solução é eficaz, mas tem seus efeitos negativos (Foto: Divulgação)

DUAS PINÇAS NO MESMO DISCO: SOLUÇÃO É EFICAZ, MAS TEM SEUS EFEITOS NEGATIVOS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Essa solução, porém, nem sempre é eficaz em modelos mais pesados. Por isso, carros como o novo Aston Martin DB9 possuem uma segunda pinça, menor, que só é acionada pelo freio de estacionamento, frequentemente com atuação elétrica.

Um mecanismo de proteção impede que o veículo fique solto caso a bateria perca a carga. Ou seja, mesmo se houver uma pane elétrica, o carro permanecerá travado.

Mas já houve carros com duas pinças de freio principais. Ou seja, dois jogos de discos por roda para frear o veículo.

Detalhe no diagrama do Maybach Landaulet revela a aplicação de duas pinças (Foto: Divulgação)

DETALHE NO DIAGRAMA DO MAYBACH LANDAULET REVELA A APLICAÇÃO DE DUAS PINÇAS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Os últimos Maybach tinham duas no disco dianteiro, e a Porsche adotava a solução nos protótipos 956. Esse conceito não é comum não só por uma questão de maior custo, mas por aumentar a massa não suspensa do veículo – o que pode requerer um reforço e recalibração do conjunto da suspensão.

A rigor, duas pastilhas em cada disco pode até dobrar a área de superfície das pastilhas, o que aumenta a potência de frenagem. No entanto, é necessário um sistema de hidrovácuo maior, já que a pressão aplicada às pinças também é maior. Além de requerer mais fluido circulante.

Material cerâmico é mais resistente ao calor e à fadiga (Foto: Divulgação/HD Wallsbox)

MATERIAL CERÂMICO É MAIS RESISTENTE AO CALOR E À FADIGA (FOTO: DIVULGAÇÃO/HD WALLSBOX)

O uso de novos materiais mais resistentes ao calor e à fadiga, bem como a instalação rodas e discos de diâmetro maior, também suprimem a necessidade do sistema duplo.

Os discos de cerâmica, apesar de serem caríssimos, são mais resistentes que os de aço convencionais, além de oferecerem menor massa.

[Revista Auto Esporte]

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