Às vésperas do Oscar, a cerimônia mais aguardada do mundo do cinema, as expectativas sempre são altas. A história da premiação é marcada por muitos musicais, dramas, filmes de aventura, ficção e fantasia. Mas vamos ao que importa: a participação dos automóveis no desenrolar dessas histórias. Mais do que meros recursos de cenas, em vários casos, os carros que se tornaram uma parte importante no roteiro e nas ações dos personagens. Por isso trouxemos uma lista de filmes de carros indicados e premiados em que esses possantes roubaram a cena.
O Poderoso Chefão (1972)
O icônico filme de gângsteres marcou a história do cinema. A trilogia levou o Oscar para os seus dois primeiros filmes. O prêmio de 1975 foi para “Melhor roteiro adaptado”, “melhor filme” e “melhor ator” para Marlon Brando, que interpretou o famoso Don Corleone.
Mas não é apenas na área cinematográfica e técnica que o filme se destacou. O carro que fez história no longa metragem é o Lincoln Continental 1940, um cupê estiloso de luxo e muito raro. É o carro do Sonny Corleone (James Cann).
Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
Na premiação de 2016, o road movie Mad Max: Estrada da Fúria levou impressionantes seis Oscars para casa. Entre eles o de melhor figurino e direção de arte. O filme pós-apocalíptico é uma grande jornada motorizada, que começa quando Max (Tom Hardy) é capturado e tem seu Ford Interceptor desmontado. Em poucos minutos, o espectador é lançado em uma grande perseguição protagonizada personagens desoladores e veículos brutos. Entre eles o Ford Falcon, Fusca, Chrysler Valiant Charger entre outras relíquias.
Carros (2006)
Muito longe de ser apenas um filme infantil, Carros é uma famosa animação da Disney Pixar que virou franquia e ganhou os corações de adultos e crianças de todo o mundo. Em 2007, o primeiro filme da série ganhou o Oscar de melhor animação. O filme traz a história de um famoso carro de corridas que de uma hora para outra vai parar em Radiator Springs, uma cidade isolada onde aprende o valor da amizade e humildade. O personagem principal, Relâmpago McQueen é uma junção de vários modelos de corrida como o GT40, Mustang e Corvette. Sally, seu par romântico, é nada mais que um Porshe 911 Carrera. O mentor de Relâmpago é por sua vez uma versão de 1969 do cupê Hudson Hornet 1951.
Conduzindo Miss Daisy (1989)
Aparentemente simples, o filme sobre uma velha senhora, Jessica Tandy, e seu motorista, Morgan Freeman, acabou por levar quatro Oscars: melhor filme, melhor atriz (Tandy), melhor roteiro adaptado e melhor maquiagem e penteado. Freeman só não levou porque concorreu com Daniel Day-Lewis em Meu pé esquerdo. O Hudson Commodore 1949 (parente próximo do Hudson de Carros) merecia uma estatueta também, afinal, a convivência inicialmente dificil e depois diária entre a dupla quase sempre tem o carro como companhia.
Rain Man (1988)
Raros road movies ganharam tantos Oscars quanto Rain Man. No clássico da Sessão da Tarde, Tom Cruise faz um empresário importador de supercarros exóticos que redescobre o seu irmão (Dustin Hoffman) e parte em uma jornada com o antigo carro do pai deles, um belo Buick Roadmaster 1949. A atuação histórica de Hoffman deu a ele o prêmio de Melhor Ator, que se somou aos demais prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor (Barry Levinson) e Melhor Roteiro Original.
Thelma e Louise (1991)
O filme poderia chamar-se Thelma, Louise e seu Thunderbird 1966, pois o modelo da Ford acompanha a dupla de ponta a ponta da película e, mesmo em situações fora do carro, o conversível clássico não está muito distante. Ganhador do Oscar de melhor roteiro original, o filme do diretor Ridley Scott é uma das reprises mais populares da televisão e vale ser assistido em serviços de streaming.
007- Operação Skyfall (2012)
A sequência de filmes do agente especial britânico é uma das mais conhecidas do mundo. Para os fãs de carros luxuosos, a franquia de 25 filmes é motivo de alegria. Carros memoráveis como Ferrari F355 e Jaguar XJL já deram as caras em longas do James Bond. Mas não é novidade que o carro favorito do espião sempre foi o extravagante Aston Martin DB5. Em 2012, o filme levou o prêmio de melhor canção original para a trilha sonora composta pela cantora Adele.
De volta para o futuro (1985)
O filme de 1985 traz a história de um jovem que acidentalmente retorna ao passado com a ajuda de um excêntrico cientista e sua máquina do tempo. Podemos dizer que não apenas o filme é um clássico, mas também o carro que o protagonizou. A máquina do tempo trata-se de um carro modificado, o DeLorean DMC-12, fabricado entre os anos de 1980 e 1983 pela montadora De Lorean Motor Company. De volta para o futuro venceu o Oscar de melhor edição de som em 1986.
Pequena Miss Sunshine (2006)
Olive é uma garotinha que sonha em participar do concurso de beleza “Pequena Miss Sunshine”. Junto com toda sua família, embarca em uma viagem e numa corrida contra o tempo para que esse sonho seja realizado. A história do filme por si só já inclui nossa participação automotiva. Dessa vez nenhum carrão, mas sim uma simpática Kombi, que entre trancos e barrancos, acompanha a viagem da família pelo país. Pode-se dizer que a Kombi está entre as estrela do longa-metragem, que venceu o prêmio de melhor roteiro original em 2007.
Bullit (1968)
O trama policial que Steve McQueen protagonizou levou o Oscar de melhor edição e é conhecido por suas cenas de corridas e perseguição que inspiraram diversos filmes posteriores. O carro dirigido por McQueen era um Ford Mustang GT 390, que teve um aumento gigantesco em sua popularidade após o filme, sendo lembrado até hoje devido a isso. Recentemente a montadora lançou uma nova edição do Ford Mustang, batizado de Bullit em homenagem ao filme, que foi leiloado durante o último Salão de Detroit, em 2018.
Pulp Fiction (1994)
O filme de 1994 dirigido por Quentin Tarantino é uma história de crimes e violência, cheio de ironia. A trama, que conta com estrelas como Uma Thurman, John Travolta, Samual L. Jackson e Bruce Willis foi indicada ao Oscar de melhor filme e melhor roteiro em 1995, e acabou levando apenas o de melhor roteiro. O carro utilizado pelos personagens no filme pertencia ao próprio diretor, um Chevrolet Chevelle Malibu 1964, de cor vemelha e conversível, e foi roubado naquela época e redescoberto muitos anos depois.
Taxi driver (1977)
O fato de Taxi Driver não ter levado nenhuma estatueta causa surpresa, por mais que o filme seja ousado para a época. No entanto, todos os elementos do filme dirigido por Martin Scorsese foram eternizados de alguma forma, incluindo os já famosos táxis Checker, dirigidos por Travis Bickle (Robert De Niro).
Transformers (2007)
A sequência de filmes estreou em 2007. O primeiro longa da franquia recebeu a indicação ao Oscar em 2008 por melhores efeitos visuais mas não levou o prêmio. O marco automotivo deste filme é o personagem principal Bumblebee, um Chevrolet Camaro 1976, que após passar um por uma transformação, torna-se um Camaro Concept 2016.