O perfil do consumidor de automóveis mudou. Ele agora não se satisfaz mais com a publicidade massificada e não tem tempo a perder com propagandas e materiais que não atendam às suas necessidades e desejos.
Por tanto, se faz necessário entender e saber aplicar o marketing digital para segmento veicular, fugindo do óbvio e usando todos canais disponível como um meio efetivo para o atendimento e as vendas.
Podemos compreender o marketing digital como um conjunto de ações e campanhas feitas usando os meios disponíveis na internet para divulgar marcas, produtos e serviços. Este é um investimento que vem ganhando força a cada dia, tendo em vista que hoje mais de 63% dos lares brasileiros são conectados — segundo dados do IBGE.
Entretanto isso não quer dizer que a publicidade em massa deve migrar da TV para as telas de computadores, tablets e celulares. Na verdade, o mundo digital revolucionou a forma como as pessoas se relacionam com empresas, já que ninguém mais é obrigado a consumir aquilo que não quer.
No mercado automobilístico, isso significa que é necessário adequar os meios de oferecer a frota e repensar os formatos de atendimento. Na prática: é preciso aprender a usar o mundo digital para posicionar a sua marca e vender para quem deseja realizar um laudo veicular. Confira algumas dicas:
1.Melhore o seu site
O site de uma ECV precisa oferecer mais do que apenas uma lista de serviços que podem ser oferecidos. Eles podem ser um canal poderoso para conquistar cliques de clientes que provavelmente não chegariam até o seu negócio se não fosse pela internet.
Pense na navegabilidade. Como cada vez mais pessoas navegam por dispositivos móveis (principalmente smartphones), é preciso oferecer a eles uma ótima experiência na sua página. Isso, é lógico, sem se esquecer do cliente clássico que acessa pelo computador. Seu site precisa ser adaptável às diferentes telas e navegadores.
É interessante fazer o visitante agir. Uma dica interessante é ter algum tipo de desconto para o cliente que se apresentar pelo site com alguma dinâmica que possa confirmar essa informação (Por exemplo um cupom gerado no site).
2. Use os meios digitais para conversar com os clientes
E já que estamos falando de interação, uma estratégia de marketing efetiva precisa pensar nos canais digitais para um ótimo atendimento.
O e-mail, por exemplo, pode ser usado para trocar informações e dados, enviando orçamentos, fotos e links para anúncios de modelos específicos da sua frota. Presença nas redes sociais ativamente, tirando dúvidas dos clientes e conversando com eles é uma ótima maneira de fidelizar ou conquistar novos clientes.
3. Diversifique os conteúdos
Ao fazer uma campanha, é interessante diversificar os conteúdos, por exemplo, incluindo informações de segurança com um rápido vídeo produzido na ECV. Ou até mesmo educando o cliente que a loja pode atender o cliente com a vistoria móvel. Vídeos explicativos são um bom exemplo de conteúdos que podem ser utilizados em diferentes campanhas e gerar uma empatia com os clientes.
Outra maneira interessante é compartilhando conteúdos de blogs (de preferência da própria ECV). Produza e-books e guias completos para ajudar na jornada do seu cliente, checklists para ele avaliar cada carro.
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