IPVA atrasado, o que fazer?
Todo condutor sabe que quando chega o mês de janeiro o IPVA chega junto. Com suas datas de pagamento variáveis, de acordo com o final da placa do automóvel, ele é uma preocupação dos motoristas.
Mas, afinal, o que fazer se eu perder o pagamento do meu IPVA?
O Imposto sobre a Prioridade de Veículos Automotores, conhecido como IPVA, é uma obrigatoriedade que não tem como fugir. Os consumidores possuem a opção de pagar o valor total ou dividi-lo, pagando a primeira parcela na primeira data colocada.
Por que devo pagar o IPVA?
Esse é um questionamento que muitas pessoas fazem. Muitas vezes pagamos impostos que não sabemos seu motivo, ou para onde esse dinheiro é revestido. O IPVA é um imposto que é arrecado pelo estado onde o dinheiro para direto para um local chamado de Tesouro, ou seja, o montante de dinheiro que o governo estadual tem para custear despesas e investir em obras e serviços.
No caso de não haver pagamento em nenhuma das duas formas na primeira data informada para a placa do seu automóvel o pagamento integral deve ser realizado até o final de fevereiro. Isso significa que se você perdeu a primeira data limite não é mais possível parcelar o seu IPVA.
O pagamento de 2018 foi encerrado no final do mês de março. Se você um daqueles que não realizaram o pagamento integral ou parcial do IPVA descubra como funciona o sistema anual e assim veja também como proceder nesse caso, já que agora o débito ainda está em aberto.
Perdi a primeira data de pagamento:
O sistema que o imposto utiliza é baseado nas placas dos carros, começando pelas que terminam com o número 1 e assim por diante. Caso você tenha perdido a primeira data de pagamento, como citado anteriormente, o único jeito de quitar a dívida agora seria realizando o pagamento integral e sem nenhum desconto. Até as datas limites, de acordo com o final das placas dos veículos, o boleto não irá gerar juros e não irá gerar multa sobre o valor que deve ser pago.
Perdi a segunda data de pagamento:
Se você realizou o pagamento da primeira parcela do seu IPVA em janeiro e tenha perdido a segunda em fevereiro, será preciso quitar o restante do valor de uma só vez.
Eu não realizei nenhum pagamento, e agora?
Se o seu caso é de não ter pago nenhuma das duas formas acima, o seu débito constará em aberto. Assim o valor do seu IPVA estará correndo com juros diários de 0,33% mais juros de mora com base na taxa Selic, chegando até o limite de 20%. Ainda assim, caso essa situação não seja resolvida o CPF do proprietário do veículo pode entrar na lista de restrições.
Acessando o site da Secretaria da Fazendo você pode confirmar se pagou ou não o imposto, uma vez que a dúvida pode ocorrer. Nesse mesmo site você deve disponibilizar a opção de imprimir um guia de pagamento, mas verifique se é o guia certo.
É válido lembrar que você deverá pagar o valor integral com os juros e multas, portanto evite que esse transtorno aconteça já se prevenindo para o pagamento.