Lamborghini Countach, clássico dos anos 1970, vai voltar com tecnologia híbrida
Um dos esportivos mais emblemáticos da Lamborghini voltará a ser produzido em Sant’Agata Bolognese, 50 anos após a apresentação de seu primeiro protótipo. O retorno do Countach foi confirmado por meio de um teaser publicado ontem pela montadora.
Tudo indica, inclusive, que o tradicional V12 aspirado da marca será associado a um conjunto elétrico para superar os 800 cv de potência combinada.
Teaser antecipa estilo retilíneo do Countach do século XXI — Foto: Divulgação/Autoesporte
Sem grandes detalhes, a fabricante publicou um teaser com fotos do modelo, afirmando que “o novo Lamborghini Countach está vindo”. Simultaneamente, revelou uma imagem em que é possível ver o carro coberto por um pano, deixando claro a característica silhueta mais baixa dos veículos da marca.
Em seguida, divulgou em seu aplicativo exclusivo, o Lamborghini Unica, imagens da traseira do esportivo, com as saídas de ar do motor atrás das portas, bem como o nome que levará em sua carroceria: LP 800-4.
Tal como nos antigos modelos, o novo Countach levará a sigla LP, que indica a posição longitudinal traseira do motor — Longitudinale Posteriore. A novidade está na letra I, alusão à palavra Ibrido, o que reforça a suspeita do trem de força híbrido.
Além disso, o número 800 deve indicar a potência estimada, enquanto o número 4 sugere a tração nas quatro rodas.
A cavalaria indica que o cupê poderá herdar o conjunto mecânico do Sián. O superesportivo híbrido usa um V12 6.5 de 785 cv associado a um motor elétrico de 34 cv, chegando a 819 cv de potência combinada. O conjunto permite que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, com máxima de 350 km/h.
Lamborghini Countach LP 500 1971 — Foto: Divulgação/Lamborghini
O grande chamariz do retorno do Countach, no entanto, está no famoso desenho do modelo. Espera-se que a montadora mantenha o perfil angular da larga e baixa carroceria, mas o adapte à identidade visual dos dias atuais. A má notícia aos fãs do clássico cupê é que Marcello Gandini, criador das futuristas linhas do modelo, não esteve a frente do novo projeto.
Com 82 anos e já aposentado, o designer fez história ao desenvolver projetos como os Lamborghini Miura e Diablo, Alfa Romeo Carabo e Lancia Stratos Zero.
Não deve demorar muito para vermos o Countach do século XXI. A revelação deverá acontecer até o final do Monterey Car Week, evento nos Estados Unidos que vai até 15 de agosto. A apresentação ocorre pouco mais de 50 anos depois da apresentação do conceito LP 500 no Salão de Genebra, em 1971.
Embora tenha marcado gerações, a Lamborghini produziu apenas 1.999 unidades do esportivo. A última delas foi fabricada em 1988, na edição especial de 25 anos do apresentação do protótipo.