fbpx

Você sabe quais são as diferenças entre laudo, vistoria veicular e vistoria ECV?

Na hora de comprar um carro você se vê em meio a um monte de nomes e documentos desconhecidos? Calma! Neste artigo vamos tentar dar uma ajudinha com algumas terminologias. Depois, é só deixar seu veículo legalizado e pegar as estradas país afora.

O que é a Vistoria Veicular?

É o serviço feito em carros para verificar as condições de conservação e manutenção do veículo. Esta verificação impede que automóveis que estejam fora do padrão ou sem condições de rodagem continuem nas ruas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) esta vistoria deve ser feita na esfera estadual ou por empresas credenciadas – as ECVs.

Além da vistoria veicular, também pode ser feita a inspeção veicular. A diferença entre elas é que na vistoria, um vistoriador avalia o carro visualmente, sem usar equipamentos de testes avançados e elaborados. Enquanto a inspeção veicular é feita por meio da rodagem do veículo e com o uso de equipamentos específicos.

Laudo

O laudo contém um parecer técnico. Ou seja, neste caso, é um tipo de vistoria que mostra e atesta o que foi analisado e avaliado durante o serviço.

Vistoria ECV

São as vistorias feitas em empresas credenciadas em vistorias de veículos, regulamentadas juntas ao Denatran – Departamento Nacional de Trânsito.

O que é analisado

Na Vistoria Veicular deve ser verificado vários itens como a buzina, a condição do triângulo, a validade do extintor de incêndio, o estado dos pneus, freios e freio de mão, entre outros. Também deve ser avaliada se a placa cumpre as determinações legais, como o lacre sem violação e sem tinta ou dano que atrapalhe qualquer tipo de observação.

A vistoria feita pelas Empresas Credenciadas de Veículos atendem os mesmos critérios e normas feitas na Vistoria Veicular. Porém, a coleta dos números do motor e do chassi é feita por meio ótico, utilizando um boroscópio para verificar estes números. Somente as ECVs fazem esse serviço.

As diferenças

A principal diferença é a leitura óptica realizada pelas ECVs. Em alguns estados, como Goiás, o serviço já foi totalmente terceirizado. Assim, já não é mais uma obrigação da estatal e apenas as ECVs realizam as vistorias.

Obter todos os documentos necessários para ficar com o seu veículo em condições legais de rodagem é imprescindível para sua segurança e a segurança no trânsito. Com este artigo, esperamos ter ajudado você a entender melhor alguns termos comumente utilizados.

Siga-nos nas redes sociais – Facebook Instagram LinkedIn e fique por dentro do mundo das ECVS.