Cada modelo de carro tem um tipo diferente de tração, que pode ser dianteira, traseira ou integral, mais conhecida como 4×4. Gerada pelo motor, a tração é passada para as rodas pelo sistema de transmissão, fazendo com que o veículo se movimente. Conheça a diferença entre os tipos de tração.
Tração dianteira
Tração dianteira é a força que impulsiona as rodas da frente do automóvel, puxando as de trás. Ela é comum em carros de passeio com motor 1.0, pois economiza combustível e espaço interno, além de deixar o veículo leve, barato e eficiente.
Tração traseira
A tração traseira é inversa à dianteira: as rodas de trás do carro impulsionam as da frente. É comum em modelos esportivos, deixando o carro mais rápido e com maior aderência dos pneus ao solo. A tração traseira também apresenta maior consumo de combustível.
Tração integral (4×4)
Tração integral é a distribuição uniforme e permanente do Torque nas quatro rodas, favorecendo o comportamento dinâmico do veículo. Este Sistema é bastante difundido em Provas de Rallye onde a distribuição do Torque é normalmente de 40% na dianteira e 60% na traseira, passando a ser assimilado por alguns veículos de luxo e esportivos de primeira linha.
Fonte: http://soparaelas.sinoscar.com.br