Itens que o motorista pode revisar sozinho
Antes de realizar uma viagem mais longa, é preciso fazer uma revisão completa no veículo, para aumentar sua segurança. Porém, para trajetos mais curtos, alguns itens podem ser checados pelo próprio motorista. Baseados no site Terra, listamos alguns deles que podem ser verificados rapidamente:
Água
O nível de água deve estar entre as linhas de marcação de “Mínimo” e “Máximo”. Se estiver abaixo, basta completar com o motor frio.
Óleo
Retire a vareta do óleo e limpe os resíduos. Após a limpeza, coloque a vareta novamente no recipiente e verifique se a linha do óleo está também entre as marcações adequadas. Esse procedimento deve igualmente ser realizado com o motor frio.
Estepe
Verifique a pressão do estepe, já que ele é fundamental em casos de emergências com os pneus.
Luzes
Confira se todas as luzes (piscas, luz de freio, ré, alerta, iluminação traseira e faróis) estão funcionando corretamente.
Freio de mão
A melhor forma de verificar se o freio de mão está em bom estado é se, ao puxá-lo, o mecanismo estalar de duas a três vezes e o carro ficar completamente estático. Caso não esteja em perfeito funcionamento, será preciso procurar o auxílio de um profissional.
Volante
Teste se o volante está com trepidações, quando o carro está desbalanceado. Se estiver puxando para um dos lados, pode estar desalinhado. Para esses casos, também será necessário recorrer a um profissional.
Limpadores de vidro
As partes de borracha dos limpadores de vidro não podem estar ressacadas e nem cortadas. Se estiverem, é preciso trocar.