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Carros elétricos renderão desconto no IPTU em São Paulo

Homem conectando o carregador em um carro elétrico na estação de carga

A tentativa de popularizar os carros elétricos pelo Brasil tem engajado cada vez mais empresas e órgãos públicos. Sabendo que a população precisa cada vez mais ter acesso aos benefícios dos modelos eletrificados, as iniciativas, sejam elas públicas ou privadas, são sempre bem-vindas.

Em São Paulo (SP), o atual prefeito Ricardo Nunes confirmou que proprietários de veículos movidos a eletricidade ganharão desconto no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

O anúncio foi feito pela autoridade máxima da capital paulista durante o Salão de Mobilidade Elétrica, evento realizado em São Paulo. Segundo o prefeito paulistano, a lei entrará em vigor em breve, permitindo que os proprietários de veículos elétricos possam abater parte do valor. A nova regra também contempla carros movidos a hidrogênio, ainda que estes modelos estejam longe de circular no Brasil.

O abatimento do imposto faz parte do decreto municipal que entrará na lei 17.563/2021, permitindo que uma parcela do valor do IPVA do carro elétrico seja convertida no momento do pagamento do IPTU. O desconto total pode chegar a R$ 3.292,21. 

Por enquanto ainda não há tantos detalhes de como será feito o procedimento, mas se espera que carros mais baratos rendam descontos maiores. Desde 2021 o benefício para proprietários de veículos elétricos já existia, mas era restrito a donos de carros com valor abaixo de R$ 150 mil. 

Até o momento, existem apenas dois modelos de carros elétricos comercializados no País com preço abaixo de R$ 150 mil: o Renault Kwid E-Tech, que desembarcou recentemente nas concessionárias do País por R$ 146.990. Também há o Caoa Chery iCar, mais um compacto elétrico e que atualmente é o modelo mais barato do segmento, sendo encontrado a partir de R$ 144.990.

Os incentivos para vendas de carros elétricos devem seguir aumentando em outras partes do Brasil, principalmente para que possamos diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Em São Paulo, por exemplo, os modelos eletrificados (também incluindo os híbridos) não precisam cumprir as regras de rodízio municipal. 

[Icarros]