fbpx

Consumo de combustível do carro aumenta com o calor extremo?

O verão ainda nem chegou e várias cidades do Brasil registram temperaturas médias acima dos 35°C. A meteorologia promete uma onda de calor ainda mais intensa no Brasil nos próximos dias, com termômetros próximos aos 40ºC. Autoesporte já listou alguns cuidados para tomar com o seu carro no calor extremo, mas o consumo de combustível aumenta com as temperaturas elevadas? Sim!

“Nos projetos das fabricantes, quanto menos temperatura entrar no motor, melhor, porque isso melhora a densidade e o desempenho do veículo. Então as temperaturas altas prejudicam o desempenho do motor, diminuindo torque e potência. E por conta disso, o motorista exige mais do motor no acelerador, elevando o consumo. Não tem uma diferença tão expressiva, mas o gasto de combustível vai aumentar, sim”, afirma Cleber Willian Gomes, docente do departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI).

Nos projetos dos carros brasileiros, os testes já são realizados para enfrentar altas temperaturas, porque no mesmo dia pode ter 40°C em uma região e 20°C em outra. Se o mesmo carro circular nesses dois locais, certamente o com a maior temperatura terá o consumo mais elevado. Essas especificações valem para qualquer combustível, seja gasolinaetanol ou diesel.

“Em temperaturas elevadas também temos que levar em consideração que o uso do ar-condicionado também é muito mais frequente. Depende do carro e do projeto, mas, em média, o consumo sobe em 20% com o uso constante do ar-condicionado. Em muitos casos é maior do que isso”, ressalta Gomes.

É sempre melhor abastecer o carro em horários com temperaturas menores — Foto: Agência Brasil
É sempre melhor abastecer o carro em horários com temperaturas menores — Foto: Agência Brasil

Outra questão que entra também com altas temperaturas é na hora do abastecimento. Sempre que puder, apesar de pequena variação, é aconselhável abastecer o carro em horários mais frios em função dilatação volumétrica do combustível dentro do tanque.

“Como pagamos o combustível por litro, é melhor abastecer em temperaturas mais frias se possível, como de noite. Termicamente, os líquidos sofrem uma dilatação volumétrica com aumento de temperatura, causando agitação das moléculas que compõem o combustível. Então quanto menos calor estiver, melhor para abastecer o carro”, diz o engenheiro.

O principal aliado dos motoristas nesta onda de calor é sem dúvida o ar-condicionado. Caso o seu carro não tenha, Autoesporte listou todos os detalhes sobre a instalação do equipamento, é só clicar aqui e conferir.

[AutoEsporte]