Manter o carro sempre limpo é mais do que apenas uma vaidade ou um capricho. É muito importante manter as mais diversas partes do carro sempre limpas são consideradas importantes para manter o carro em dia, evitando problemas e aumentando a vida útil das diferentes peças utilizadas para colocar o veículo em movimento.
O motor pode ser considerado como coração do carro e exige uma série de cuidados. Mas é sempre importante ficar atento ao que pode e o que não pode ser feito para deixar o motor limpo, uma vez que pode ser considerado como uma parte frágil do veículo. Confira algumas dicas para manter o motor do carro sempre limpo:
Quando limpar
A limpeza do motor não precisa ser feita com uma grande frequência, sendo que é importante que os donos dos carros avaliem cuidadosamente o melhor momento de fazer este procedimento. O ideal é sempre limpar quando existir um grande acumulo de impurezas, barro, lama ou outros tipos de sujeiras que podem ser encontradas no motor.
Não utilizar água
A limpeza do motor deve ser feita com cuidado, sendo que utilizar água acaba não sendo recomendado para este tipo de procedimento. Quando a água entra em contato com alguma peça quente do motor, pode vir a entrar em choque térmico, o que pode causar danos sérios para as peças. A pressão que a água acaba fazendo também pode causar danos em determinadas partes do motor.
Cuidado com os químicos
Os produtos químicos, que são utilizados com uma certa frequência pelos donos de carros nas mais variadas partes, podem acabar se tornando um grande problema quando utilizado no motor. A ação deste tipo de produto pode acabar corroendo as vedações dos conectores que impedem a entrada de água e sujeira em determinados sensores, em algumas juntas, retentores e chicotes elétricos.
Utilize pano úmido
Para manter o carro sempre limpo, o ideal sempre é optar pelo pano úmido, que acaba sendo a melhor opção para este tipo de procedimento. Depois, não esqueça de utilizar um pano seco para tirar o excesso de água.
Fonte: