fbpx

Financiamento de carros para idosos: até qual idade é permitido?

Foto grátis mulher idosa feliz viajando sozinha de carro

Veja como a idade pode interferir no parcelamento de um veículo para motoristas da terceira idade

financiamento é a principal modalidade para comprar um carro no Brasil. A grande vantagem para o cliente é que o veículo será entregue mesmo se o próprio não tiver o dinheiro suficiente para quitá-lo à vista. Os parcelamentos duram até cinco anos nos casos mais extremos.

Os pagamentos de seis em cada dez carros comprados no país são parcelados, sejam eles novos, seminovos ou usados. A modalidade proporciona tempo para a quitação do veículo, ainda que o compromisso financeiro das taxas de juros possa ser sufocante.

Mas, será que existe uma idade limite para a aprovação de um financiamento? Quais são os impeditivos para os idosos e os motoristas jovens? Autoesporte traz as respostas a seguir:

O que dizem os bancos?

Entenda como funciona a aprovação de um financiamento — Foto: Reprodução
Entenda como funciona a aprovação de um financiamento — Foto: Reprodução

A aprovação (ou não) de um financiamento depende do apetite ao risco de cada instituição. Ao comprar um carro, o banco vai quitar o valor diretamente com a concessionária. A dívida passará a ser com ele próprio, e não mais com a loja.

As instituições precisam das garantias de que o valor financiado será pago. De outro modo, o cliente será considerado inadimplente e ficará com o nome sujo na praça. Este, inclusive, tem sido um dos principais problemas do setor, que aprova menos linhas de crédito.

Sendo assim, os bancos não costumam aprovar financiamentos de jovens abaixo de 20 anos e idosos de 70 anos ou mais. As instituições usam este fator limitador como proteção, de acordo com o Serasa.

Pela pouca idade, os bancos desconfiam do jovem, uma vez que não há um histórico que comprove sua índole como pagador. Portanto, ainda que um recém-habilitado seja maior de idade, é possível que ele encontre resistência na maioria das instituições financeiras.

Idade avançada coloca idosos em grupo de risco para os bancos e instituições financeiras — Foto: Getty Images/Autoesporte
Idade avançada coloca idosos em grupo de risco para os bancos e instituições financeiras — Foto: Getty Images/Autoesporte

Para os idosos, o que pesa contra os financiamentos é a idade avançada. Como o parcelamento de um automóvel pode chegar a 5 anos, os bancos entendem que não há previsibilidade de que o veículo será quitado.

O Serasa se apoia nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que determina que a expectativa de vida do brasileiro é de 77 anos. Assim, o mercado estipula o “teto” de 70 anos para comprar um carro financiado.

[AutoEsporte]