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Qual é o farol ideal pro seu carro?

Tecnologia

Conheça todos os tipos de faróis, seu diferenciais, vantagens e desvantagens

Em 1880, os primeiros faróis automotivos eram feitos de acetileno, de lá pra cá as tecnologias usadas na construção do farol evoluíram bastante.

Hoje em dia, as mais populares são as lâmpadas halógenas, mas o faróis de xenon vem crescendo bastante em popularidade. Diversos carros estão vindo com o xenon instalado de fábrica.

Lembrando que o kit xenon é ilegal para carros que não vem com o mesmo instalado de fábrica.

Com a crescente inovação em termos de kits de faróis, alguns carros chegam a vir de fábrica com kits de LED. Essa diversificação de modelos levou até algumas concessionárias a experimentarem com kits de farol a laser.

Trouxemos pra você comparativos entre alguns dos kits de faróis disponíveis pra você decidir o melhor pro seu veículo:

Faróis de Halogêneo

Farois Halogêneo

São os mais populares no mundo automobilístico. A principal característica desse tipo de farol é a sua vida útil, normalmente, as lâmpadas de luz halogenas possuem 1.000 horas de funcionamento. Outra grande vantagem do halogeno é o seu valor, que é relativamente barato. Embora sejam os faróis mais populares atualmente no Brasil, graças a seu custo, ele possui diversos pontos fracos quando comparado aos concorrentes.

O farol halogeno possui em sua composição um gás junto com um filamento de tungstênio, presos num tubo de vidro feito para aguentar temperaturas extremas. Quando esse gás recebe a corrente elétrica do carro, o filamento de tungstênio é esquentado, chegando a alcançar 2.500 graus celsius. É aí que começa o processo de iluminação. O problema aqui é que a lâmpada também cria uma quantidade significativa de calor, que acaba sendo desperdiçada, já que não vira luz.

Faróis de Xenon

Farol Xenon

Graças ao aquecimento de metais e gases raros, o farol de xenon consegue projetar uma luz branca azul brilhante. Os xenons possuem o dobro e até as vezes o triplo de capacidade de iluminação quando comparados a faróis de halogêneo. O principal problema do xenon é uma polêmica antiga: Algumas pessoas afirmam que a luz distrai demais outros motoristas, sendo uma possível causadora de acidentes.

Certas lâmpadas de xenon requerem menos energia para ligar e produzem ainda mais iluminação do que as normais, gerando mais economia pro carro.

O xenon geralmente tem uma vida útil de 2000 horas, o que torna ele um concorrente forte para as lâmpadas de halogêneo, embora seja mais caro.

Em comparação a outras lâmpadas, a de xenon é a que oferece maior área de visibilidade assim como qualidade da luz.

O problema é que o kit de xenon, caso não venha de fábrica, é ilegal. Mas calma, você pode ter um caso possua uma autorização do Detran. O seu veículo passará por uma revisão também, assim como o kit de iluminação.

Faróis de LED

Faróis LED

Usados pela primeira vez em automóveis no ano de 2004, há quem afirma que os faróis de LED são os faróis perfeitos para carros produzidos em alta escala, porém a tecnologia possui seus contras.

No lado positivo, os faróis de LED precisam de pouca energia para funcionar.

Para carros híbridos ou elétricos que precisam da energia para se locomover, faróis de LED são ideais, já que realmente consomem muito pouco.

No lado negativo, a luz de LED superaquece demais, sendo um risco para o equipamento ao seu redor, fazendo o motorista gastar com partes mais resistentes e protegidas para instalar ao redor da luz LED, o que, obviamente, é bem mais caro.

As lâmpadas LED são bem pequenas e customizáveis, o que é bom pra quem se preocupa com a estética do carro. Assim como o xenon, é possível instalar o kit LED em seu carro, contanto que você possua uma autorização do DETRAN.

Faróis Laser

Faróis Laser

O híbrido i8 da Ano Bmw foi o primeiro carro a contar com faróis laser, que ainda são uma novidade no mundo dos automóveis. O funcionamento interno do farol laser funciona da seguinte maneira: Diversos raios de laser iluminam um gás, que quando tocado pelos lasers gera um forte brilho branco. É normalmente usado somente para o farol alto, mas os sistemas recentes vem integrando o farol laser em todo o kit de iluminação do carro, consumindo menos energia e iluminando até 600 metros em frente ao carro. Só pra ter um comparativo, os faróis LED possuem metade dessa potência.

Afinal, qual é o melhor farol?

Depende pra que você quer usar a iluminação do carro. Para andar em estradas mais escuras do interior por exemplo, faróis xenon são ideais por iluminarem o caminho com mais perfeição. Automóveis que rodam com mais frequência em terreno urbano como táxis e ficam com os faróis acesos direto, talvez o ideal sejam as lâmpadas de halogêneo. Pense muito antes de trocar de faróis, analise suas rotas mais frequentes e aplique o que você acha que será o melhor.

Fonte: Revista Poa Carros